12 de abril de 2017

As aventuras de Huckleberry Finn - Review

Olá rosinhas!
Hoje vim falar-vos das minhas leituras. O mês passado li este livro que é considerado um clássico da literatura americana .




Nome: As aventuras de Huckleberry Finn
Autor: Mark Twain
Ano de lançamento: 1885
Avaliação: 


O que diz na contracapa:
Este livro pode ser interpretado como uma simples história sobre as aventuras de um rapaz no vale do Mississippi durante a segunda metade do séc.XIX. Mas a diversidade da experiência humana e as situações humorísticas e dilacerantes por que passa Huck fazem dele uma obra ímpar.
No meio dos mais diversos episódios a solidão faz com que Huck receie não fazer parte do mundo. Mas a solidão é-lhe necessária para sentir a liberdade ou pelo menos, usando as expressão de H. Bloom, «para não renunciar ao desejo de uma permanente imagem de liberdade».

Sobre o livro e o autor:
Nasceu em 1835 na Flórida, no estado do Missouri e foi piloto de barcos a vapor, aprendiz de tipógrafo, e pesquisador de ouro antes de se tornar escritor.Morreu na sua quinta em Redding, Connecticut em 1910. Escreveu vários livros conhecidos como O príncipe e o pobre e As aventuras de Tom Sawyer. 

O livro conta a história de Huckleberry Finn, um rapaz com cerca de 13 anos que foge do pai alcoólico e da viúva que o adotou. Juntamente com um escravo chamado Jim vai percorrer o rio Mississippi até chegar aos estados onde não é permitida a escravidão, os estados livres.Juntos vão passar por muitas aventuras e vão conhecer muitas pessoas.
Huck (o seu diminutivo ) é aventureiro e mentiroso mas tem um bom coração. 

Este livro foi inspirado na infância do autor e apela a assuntos como o racismo e o trabalho escravo.O Huck representa a evolução da mentalidade da época pois ele desrespeita todas as regras e resolve ajudar um negro. Ao longo da viagem ele pensa várias vezes em entregá-lo mas o seu coração não o permite.
O Huck apercebe-se que os pretos tem sentimentos como as pessoas brancas, que ambos gostam das suas famílias e se sentem gratos .



Opinião:
Eu adorei este livro e acho que toda a gente o devia ler. Só recomendo que leiam primeiro As aventuras de Tom Sawyer que nos situa melhor na história. Eu ainda não o li mas já vi uma série de desenhos animados inspirado neste livro.

Podem ver aqui o primeiro episódio:


Espero que tenham gostado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...